Luz

Logo no começo da gravidez me vi lançada a um turbilhão de sentimentos que envolviam, em suma: deslumbramento, medo, ansiedade, insegurança e amor.

Escrevi esse poema nessa época mais ou menos:

Músculo, pulso, pele
Amor nu
Entrega que repele o fraco, o avulso e o breve

De todo o efêmero, vem como eterno
Amor e sangue
De expectador da vida, passo a fogo que nela se queima
Plena, estanque

Força, entranhas, sorriso
Rumo à vertigem que atrai,
Me pergunto na tua constante companhia:
Será minh’alma tua?
Como de mim você sai?

Hoje ele me parece escrito por outra pessoa, a outra pessoa que eu era nessa outra fase. Parece-me que eu tentava entender racionalmente o milagre da vida que em mim brota. Sentia-me uma feliz prisioneira de todo um novo estilo de vida.

Acredito que meu entendimento sobre tudo mudou quando percebi que eu não deveria me reprimir, mas aceitar minhas imperfeições, ser e estar segura, pra que ela também assim se sentisse. Entendi que não sou perfeita, nem vou ser, e que essa é uma característica que as mães definitivamente não tem… Porque são humanas, afinal. Estou aprendendo mais a ser filha do que ser mãe, e sabendo o quão difícil isso pode ser, respeito a Helena como um ser que vem pra me ensinar… e tanto me ensinar.  Minha pequena mestra.

Helena significa luz. E é luz que eu sinto agora. A luz que limpa minha mente, que me faz presente, que me incendeia de amor. Minha confusão foi modificada por outra, de um grau muito mais elevado, mais íntimo, mais sublime.

O ato de preparar outra pessoa é um momento meditativo. É um momento de reflexão, de reclusão, de intimidade máxima. A cada movimento, a percebo diferente. A cada respirar mais longo, fico feliz por estar respirando direitinho pra que ela também o sinta. A cada raio de sol que me toca o corpo, agradeço por também tocá-la.

É muito bom ter o prazer de passar por isso, me ver funcionando biologicamente ao máximo, ver como somos animais. Somos animais.

Sinto-me plena, sinto-me forte, sinto-me bicho.

lele

Deixe um comentário

