beaucoup d’information

Para uns, os sonhos são manifestações do inconsciente, seja do seu dia ou daquilo que bem enterrado está; para os mais místicos, são um certo tipo de visão, recado ou coisa que o valha. Ainda há quem diga que por serem manifestações do inconsciente podem explicar comportamentos.

A minha geração, acredito que toda ela, viveu a transformação da tecnologia e o excesso de informação que junto dela veio. Somos bombardeados o tempo todo por informações variadas, curtas, excessivas – eu diria que até mesmo agressivas. A internet é isso, a despeito de todos os seus benefícios inegáveis. Tentei diminuir isso na minha vida não usando celular, há dois anos não tenho e vivo tranquilamente. Existem outros meios que possibilitam viver normalmente. Mas enfim. Retomando.

Essa tal era da informação acredito refletir principalmente nos sonhos. Ou reflete pelo menos nos meus, porque eles não se parecem com nenhuma visão, recado ou coisa que o valha, nem mesmo com manifestações do inconsciente; mas somente um compilado de informações misturadas, avulsas. Ou estou sendo nostálgica e meus sonhos não me dão recados como o fazem pros personagens literários que eu gosto.

Será que até mesmo nos sonhos o excesso de informações polui? Será que a era da informação acabou com a importância dos sonhos? Será que os sonhos viraram só mais um punhado de informações?

Ou eles estão mais indecifráveis. Ou são só os meus.

Deixe um comentário

